Header bg

A Usina

Energia Sustentável do Brasil S.A.

Características

Engenharia otimizada: mais segurança energética para o país.

A UHE Jirau está sendo implantada no local denominado Ilha do Padre, a 120 quilômetros medidos ao longo do Rio Madeira da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. A Usina, quando concluída, terá capacidade instalada de 3.750 MW, suficiente para abastecer mais de dez milhões de residências. Seu projeto é inovador pela solução de engenharia otimizada, que considera o cuidado com o meio ambiente, a modicidade tarifária, a nova fronteira tecnológica de turbinas e geradores, resultando em segurança energética para o país.

O projeto caracteriza-se pela disposição de duas casas de força. A primeira com 28 unidades geradoras, do tipo bulbo, acoplada à tomada d'água, localizada no braço direito do Rio Madeira. Na margem esquerda, localizam-se mais 22 unidades geradoras, também do tipo bulbo, tendo como vértice a extremidade sul da Ilha do Padre. Cada uma das casas de força apresenta duas áreas equipadas para montagem e manutenção das 50 unidades geradoras, com 75 MW de potência unitária. A barragem principal, do tipo enrocamento com núcleo asfáltico, está disposta segundo um eixo retilíneo ligando a extremidade sul da Ilha do Padre à parede direita da Casa de Força da Margem Esquerda.

A UHE Jirau opera com nível d'água entre as cotas 82,5 m e 90,0 m. A área do reservatório é variável, com 361,6 km² em seu nível d'água máximo normal e área inundada entre 21 km² e 207,7 km². Sua garantia física é de 2.205,1 MW médios e está fornecendo energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) desde o dia 06 de setembro de 2013, quando a primeira unidade geradora entrou em operação comercial. Com isso, já traz vantagens para a sociedade brasileira, tanto no aspecto ambiental quanto econômico, pois substitui a geração termelétrica por uma geração mais sustentável. A finalização da entrada em operação comercial das 50 unidades geradoras está prevista para o segundo semestre de 2016.

A Energia Sustentável do Brasil tem como objetivo fornecer energia barata e limpa, com o menor impacto ambiental. Por isso, o projeto da UHE Jirau considerou os princípios do desenvolvimento sustentável como base para a construção do empreendimento, proporcionando a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida aos cidadãos. A construção da Usina já gerou mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos, com amplo aproveitamento da mão de obra local.

O contrato de concessão, com duração de 35 anos, vai fornecer energia suficiente para assegurar o crescimento industrial, o desenvolvimento regional e nacional, atendendo a demanda do mercado pelos próximos anos. O prazo, contado desde a assinatura do contrato de concessão até a implantação final do empreendimento, é de 90 meses, ou seja, 7,5 anos.

 



Dados Técnicos


Localização

Location

O Aproveitamento Hidrelétrico Jirau faz parte do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e vai fornecer energia limpa para milhões de brasileiros. A hidrelétrica está em implantação no local denominado Ilha do Padre, a 120 quilômetros medidos ao longo do Rio Madeira, da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia.


Etapas do Projeto

1

Obtenção da Licença Ambiental de Instalação – LI (junho/2009)

2

Montagem do Canteiro e Acampamento

3

Obras Civis das Estruturas

4

Desvio do Rio

5

Concretagem da Casa de Força

6

Montagem Eletromecânica

7

Obtenção da Licença Ambiental de Operação – LO

8

Enchimento do reservatório

9

Solicitação de acesso para conexão da UHE Jirau ao Sistema Interligado Nacional (SIN)

10

Descida do Rotor

11

Comissionamento

12

Operação Comercial

Voltar ao Topo